[TUTORIAL] Isolamento Acústico nos forros de porta - Gol Bola
+10
Alexandre Rodrigues
Miguel_VBJ
Isaac Magalhães
Rafael_Amati
ANTONIO GABRIEL
Lincoln Rossi
japonMI
samuel_slaik
Daniel*
Urso_Polar
14 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Isolamento Acústico nos forros de porta - Gol Bola
[TUTORIAL] Isolamento Acústico - forros de porta
E aí galera! Seu carro faz muito barulho, dentro da porta do carona e do passageiro? Os fios da trava elétrica ou do vidro elétrico ficam batendo na lataria da porta? Seu alto-falante das portas vibra muito? Você escuta muito ruído que vem da rua? Solução: feltro neles!
Obs.: A dica se molda a qualquer carro. Esse tutorial foi feito em um Gol bola.
Muito simples:
01) Material:
* Feltro comum ou feltro betumado (é vendido em qualquer loja de espuma, de couro, etc.. alguns vendedores o chamam de feltro automotivo.. ele também é conhecido como "cobertor de mendigo");
* Cola de sapateiro, cola de isopor ou silicone;
* Tesoura beeem afiada...
* Caneta risca-tecido ou caneta de escrever em CD;
* Chaves de fenda e philips (para desmontagem do forro).
* Travas de forro (ao tirar o forro, provavelmente alguma travinha ressecada irá quebrar. Elas são vendidas em lojas de auto-peças e são bem baratinhas.. compre uma boa quantidade).
02) Preparando o ambiente:
* Tire a medida do forro da porta do seu carro (altura x largura) e compre o feltro. Obs.: Compre pelo menos 1 metro a mais, para cada porta, pois pode haver algum erro na hora de cortar;
* Desmonte os forros das portas: retire os parafusos, as travas do forro e o puxador interno de porta, com cuidado para não quebrar. Caso tenha alguma dúvida para tirar o forro, dê uma caçada no Google ou aqui no fórum mesmo, mas não é difícil.. só requer atenção e paciência);
* Limpe os forros na parte de dentro com um pano úmido, para retirar todo e qualquer resíduo;
* Em um chão plano, estenda o feltro e coloque o forro por cima dele, com a parte das travas e parafusos para baixo;
* Com a caneta vá riscando ao redor do forro, em todos os seus contornos. Repita o processo umas 2 ou 3 vezes, para o feltro ficar marcado;
* Corte o feltro com a tesoura, na linha formada.
* Com esse molde, coloque-o dentro do forro, e vá marcando (usando a caneta) onde estão os encaixe das travas, parafusos, puxador de porta, auto-falante do som. Não se esqueça de revisar se faltou algum!
* Corte esses pequenos moldes e verifique se está tudo ok, colocando o feltro sobre o forro;
* Passe a cola no forro (eu só passei nas pontas e ao redor das travas, pois o meio ficará pressionado contra a porta na hora de instalar o forro de volta, e com isso ficará firme) e vá colando o feltro moldado, aos poucos.
* Aguarde pelo menos 30 minutos para a secagem da cola;
* Repita o processo para o outro forro;
* Re-instale o forro na porta, encaixando todas as travas, puxador interno de porta e os parafusos.
Pronto! A diferença é muito aparente. Inclusive o zumbido de trepidação do auto-falante da porta desaparece!
03) Considerações finais:
* Não há risco de incêndio: de 1996 para cá, travas elétricas, vidros elétricos, botões de vidro elétrico, auto-falante e outros, utilizam chicotes (fiação com plugs, de encaixe), evitando que algum fio encoste no outro;
* Não atrapalha no funcionamento da porta: esse procedimento não impede o funcionamento das travas, dos vidros elétricos e o fechamento da porta;
* O processo é um pouco trabalhoso mas gera resultado: fiz no meu Gol bola e está tudo certo. Pretendo executar o procedimento nos forros traseiros também!
Dúvidas, só falar!
Obs.: Infelizmente só tirei 02 fotos do processo. Uma do feltro já cortado nos moldes e outra com ele já colado no forro. Segue:
E aí galera! Seu carro faz muito barulho, dentro da porta do carona e do passageiro? Os fios da trava elétrica ou do vidro elétrico ficam batendo na lataria da porta? Seu alto-falante das portas vibra muito? Você escuta muito ruído que vem da rua? Solução: feltro neles!
Obs.: A dica se molda a qualquer carro. Esse tutorial foi feito em um Gol bola.
Muito simples:
01) Material:
* Feltro comum ou feltro betumado (é vendido em qualquer loja de espuma, de couro, etc.. alguns vendedores o chamam de feltro automotivo.. ele também é conhecido como "cobertor de mendigo");
* Cola de sapateiro, cola de isopor ou silicone;
* Tesoura beeem afiada...
* Caneta risca-tecido ou caneta de escrever em CD;
* Chaves de fenda e philips (para desmontagem do forro).
* Travas de forro (ao tirar o forro, provavelmente alguma travinha ressecada irá quebrar. Elas são vendidas em lojas de auto-peças e são bem baratinhas.. compre uma boa quantidade).
02) Preparando o ambiente:
* Tire a medida do forro da porta do seu carro (altura x largura) e compre o feltro. Obs.: Compre pelo menos 1 metro a mais, para cada porta, pois pode haver algum erro na hora de cortar;
* Desmonte os forros das portas: retire os parafusos, as travas do forro e o puxador interno de porta, com cuidado para não quebrar. Caso tenha alguma dúvida para tirar o forro, dê uma caçada no Google ou aqui no fórum mesmo, mas não é difícil.. só requer atenção e paciência);
* Limpe os forros na parte de dentro com um pano úmido, para retirar todo e qualquer resíduo;
* Em um chão plano, estenda o feltro e coloque o forro por cima dele, com a parte das travas e parafusos para baixo;
* Com a caneta vá riscando ao redor do forro, em todos os seus contornos. Repita o processo umas 2 ou 3 vezes, para o feltro ficar marcado;
* Corte o feltro com a tesoura, na linha formada.
* Com esse molde, coloque-o dentro do forro, e vá marcando (usando a caneta) onde estão os encaixe das travas, parafusos, puxador de porta, auto-falante do som. Não se esqueça de revisar se faltou algum!
* Corte esses pequenos moldes e verifique se está tudo ok, colocando o feltro sobre o forro;
* Passe a cola no forro (eu só passei nas pontas e ao redor das travas, pois o meio ficará pressionado contra a porta na hora de instalar o forro de volta, e com isso ficará firme) e vá colando o feltro moldado, aos poucos.
* Aguarde pelo menos 30 minutos para a secagem da cola;
* Repita o processo para o outro forro;
* Re-instale o forro na porta, encaixando todas as travas, puxador interno de porta e os parafusos.
Pronto! A diferença é muito aparente. Inclusive o zumbido de trepidação do auto-falante da porta desaparece!
03) Considerações finais:
* Não há risco de incêndio: de 1996 para cá, travas elétricas, vidros elétricos, botões de vidro elétrico, auto-falante e outros, utilizam chicotes (fiação com plugs, de encaixe), evitando que algum fio encoste no outro;
* Não atrapalha no funcionamento da porta: esse procedimento não impede o funcionamento das travas, dos vidros elétricos e o fechamento da porta;
* O processo é um pouco trabalhoso mas gera resultado: fiz no meu Gol bola e está tudo certo. Pretendo executar o procedimento nos forros traseiros também!
Dúvidas, só falar!
Obs.: Infelizmente só tirei 02 fotos do processo. Uma do feltro já cortado nos moldes e outra com ele já colado no forro. Segue:
Última edição por Urso_Polar em Seg Jan 20, 2014 7:13 am, editado 1 vez(es)
Re: [TUTORIAL] Isolamento Acústico nos forros de porta - Gol Bola
Muito bom esse tutorial, quando tiver um tempo vou fazer, parabéns ....
Daniel*- Mensagens : 12
Vou testar no meu carro.. Valeu pelo tutorial.
samuel_slaik- Mensagens : 9
No meu eu usei manta asfaltica nas portas e batida de pedra nos forros.
japonMI- Mensagens : 24
Não a perigo de encharcar quando em um dia de chuva e ficar aquele cheiro ruim dentro do carro ???
cara... sobre a manta asfaltica, nao tem perigo nao... tanto que é usada para impermeabilizar telhas.
os ruidos diminuem e os mids que vão nas portas rendem mais.
[EDIT]
Lincoln Rossi, vc perguntou sobre o feltro???
os ruidos diminuem e os mids que vão nas portas rendem mais.
[EDIT]
Lincoln Rossi, vc perguntou sobre o feltro???
Bom saber cara
Isso a pergunta era sobre o feltro, mais dei uma pesquisada parece que a manta asfaltica é bem mais viavel mesmo hein !!!
Isso a pergunta era sobre o feltro, mais dei uma pesquisada parece que a manta asfaltica é bem mais viavel mesmo hein !!!
o gol 96 atlanta do meu pai tinha um forro de espuma mais estava todo rasgado e atrapalhando o vidro e as travas como posso ?
ANTONIO GABRIEL- Mensagens : 1
ANTONIO GABRIEL escreveu:o gol 96 atlanta do meu pai tinha um forro de espuma mais estava todo rasgado e atrapalhando o vidro e as travas como posso ?
O que vc quer?? Diminuir os ruidos interno das portas? Fazer tratamento para os mids renderem mais?
Vc pode tirar essa espuma zuada e colocar uma manta acustica.
Ex: http://www.technoise.com.br/produtos/car-audio/mantas-acusticas/
Legal, qualquer dia eu faço isso no meu, até nos forros traseiros. Mas você poderia ter postado as fotos de como faz pra desmontar o forro da porta, pois o meu special 99 tá com a porta do passageiro abrindo só por dentro (acho que o cabo de aço da maçaneta externa estourou)
Rafael_Amati- Mensagens : 105
Gostei...bom d++!
Isaac Magalhães- Mensagens : 1
Aproveitei o feriadão e fiz no meu tbm, inclusive na parte de trás, e indico a todos, o som ambiente do carro melhorou muito e os ruidos diminuiram tbm, segue fotos da parte de trás
[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]
Ei amigos em que tipo de loja vcs compraram o feltro? auto peças, supermercados?
Eu comprei em uma casa de tapeçaria
Alguém poderia me ensinar como retirar o forro das portas e da parte de trás ?
Rafael_Amati- Mensagens : 105
A de trás vc tem que desparafusar o sinto de segurança que tem embaixo, chave de boca 17mm, e um parafusinho philips mais em cima, perto do encaixe do banco traseiro, depois e só puxar com cuidado pelas beradas, vai dar uns estralos fortes mais não tenha medo são aquelas buchas se soltando da lataria do carro, somente cuidado pra não torcer e acabar quebrando o forro.
O da frente tem esse vídeo aqui na net, soltando esse parafusos que o cara mostra no vídeo é só puxar belas beradas tbm, vai dar os mesmo estralhos do de trás e estará solto. Cuidado com a maçaneta interna, antes de puxar o forro desencaixe a maçaneta dele pra não entortar a vareta.
https://www.youtube.com/watch?v=hwlUL6eOOGo
O da frente tem esse vídeo aqui na net, soltando esse parafusos que o cara mostra no vídeo é só puxar belas beradas tbm, vai dar os mesmo estralhos do de trás e estará solto. Cuidado com a maçaneta interna, antes de puxar o forro desencaixe a maçaneta dele pra não entortar a vareta.
https://www.youtube.com/watch?v=hwlUL6eOOGo
muito bacana esse isolamento no meu bate demais parace que tem um molho dechave dentro da porta apenas na do motorista , verifiquei o valor do feltro e é muito barato custa R$ 10,00 o metro (1,00 xs 1,20 ) agora pergunto scomo seria para colocar no painel ? escuto um ZUADINHO , sera que ficaria bom ?????
Alexandre Rodrigues- Mensagens : 8
É simples, tira o banco traseiro, desparafusa o cinto de segurança, e puxa que ele sai!Rafael_Amati escreveu:Alguém poderia me ensinar como retirar o forro das portas e da parte de trás ?
Amigos,
Sou novo por aqui. Li o tópico e fiquei interessado. Porém, me restou uma dúvida.
COMO FELTRO NAS PORTAS, NOS DIAS DE CHUVA, NÃO MOLHA E FICA COM CHEIRO RUIM?
Abs
Felipe
Sou novo por aqui. Li o tópico e fiquei interessado. Porém, me restou uma dúvida.
Abs
Felipe
felipe.paes- Mensagens : 1
felipe.paes escreveu:Amigos,
Abs
Felipe
Seja bem-vindo! Então, antes de por o forro de porta no lugar, tem um plástico (que já vem de fábrica). Esse plástico impede de molhar o feltro. Se o seu não tiver, só comprar e colar
Alexandre Rodrigues escreveu:muito bacana esse isolamento no meu bate demais parace que tem um molho dechave dentro da porta apenas na do motorista , verifiquei o valor do feltro e é muito barato custa R$ 10,00 o metro (1,00 xs 1,20 ) agora pergunto scomo seria para colocar no painel ? escuto um ZUADINHO , sera que ficaria bom ?????
Fala aí! O painel (no caso vc fala o tabelier) dá trabalho pra tirar... tem que tirar: volante, grade central, capa do volante, painel de km, setas... são 3 parafusos encima e 3 embaixo... eu já tirei uma vez.. tome cuidado pra não quebrar nada mas o isolamento nele fica top tb
Boa galera, ireia fazer isso tambem no meu gol! não sei o de vocês mas o meu faz muito barulho interno quando passa em buracos e as falto ruim, faz muito barulho até parece que o carro está todo arrebentado. Parabéns pelo tutorial Rafael_Amati
Familia GolBolaClub é noís
Eduardox- Mensagens : 15
Eduardox escreveu:Boa galera, ireia fazer isso tambem no meu gol! não sei o de vocês mas o meu faz muito barulho interno quando passa em buracos e as falto ruim, faz muito barulho até parece que o carro está todo arrebentado. Parabéns pelo tutorial Rafael_Amati
Opa Eduardox! O tutorial é meu..rs.. vê lá no primeiro post..rs.. mas tá tranquilo!
Faz sim, que reduz muuuito os ruídos nas portas!
Isolamento Acústico no meu gol bola
Fiz no meu gol bola ficou top !
O segredo tbm é coloca uma borracha ou espuma em pontos estratégicos, onde tem atrito . E usar silicone ao invés de cola de sapateiro , por causa do cheiro . Da trabalho mas fica bom hj fiz na tampa de dentro do porta malas , ate o som ficou melhor . VALEU PELA DICA
O segredo tbm é coloca uma borracha ou espuma em pontos estratégicos, onde tem atrito . E usar silicone ao invés de cola de sapateiro , por causa do cheiro . Da trabalho mas fica bom hj fiz na tampa de dentro do porta malas , ate o som ficou melhor . VALEU PELA DICA
Jonatas Fernandes- Mensagens : 7
Ae galera, só passando pra deixar um relato.
Tive que refazer o plástico interno das portas porque o Golzão tava molhando por dentro, aproveitei que tinha tirado tudo e fiz esse esquema de forrar com feltro nas portas. Fiz também nos painéis traseiros, nos suportes do bagagito (no meio só, se colocar nele inteiro pega nos cantos e o grampo não trava ele na lata) e no forro da tampa do porta-malas. Ficou show de bola, o carro ficou travadinho, sem barulho nenhum. A escola de samba que tinha dentro do carro sumiu rsrs. É trabalhoso, mas compensa demais. Só falta mexer no tabelier pra ficar perfeito.
Abraço
Tive que refazer o plástico interno das portas porque o Golzão tava molhando por dentro, aproveitei que tinha tirado tudo e fiz esse esquema de forrar com feltro nas portas. Fiz também nos painéis traseiros, nos suportes do bagagito (no meio só, se colocar nele inteiro pega nos cantos e o grampo não trava ele na lata) e no forro da tampa do porta-malas. Ficou show de bola, o carro ficou travadinho, sem barulho nenhum. A escola de samba que tinha dentro do carro sumiu rsrs. É trabalhoso, mas compensa demais. Só falta mexer no tabelier pra ficar perfeito.
Abraço
Gabriel Silva- Mensagens : 34